sábado, 19 de fevereiro de 2011

Apocalipse Motorizado - A Tirania do Automóvel em um Planeta Poluído

Para emprestar esse livro ou ver outros livros disponíveis, clique AQUI!
Contracapa: Apocalipse Motorizado - A Tirania do Automóvel em um Planeta Poluído apresenta não apenas uma análise da insustentável organização de nosso atual sistema de transportes, mas também sugestões de como, na prática, se opor de maneira inteligente e criativa à ditadura do automóvel.


Reúne alguns dos mais importantes representantes do pensamento ecológico radical, como Ivan Illich e André Gorz.


O pensamento radical sobre o papel do carro na nossa sociedade, a história do movimento anticarro, seu objetivo, como organizar uma "Massa Crítica" em sua cidade, sugestões de manifestações bem-humoradas: tudo condensado neste livro bombástico, um guia para quem não aceita ficar parado, vendo o tráfego passar atropelando suas vítimas.

Orelha esquerda: Os Cavaleiros do Apocalipse estão a caminho... e vêm motorizados!


Quantos têm que se sacrificar para que alguns possam se sentar confortavelmente em seus carros para aventurar-se em vias cada vez mais congestionadas? Por que aceitamos um meio de transporte que causa mais mortes anualmente do que qualquer guerra em curso na atualidade? Por que devemos nos sujeitar à ditadura das indústrias automobilísticas e petrolífera? Por que admitir que mais e mais hectares de terra produtiva percam lugar para rodovias asfaltadas?

Essas são algumas das questões levantadas em Apocalipse Motorizado - A Tirania do Carro em um Planeta Poluído. Até mesmo a "obrigatoriedade" de possuir um carro nas cidades modernas é questionada a partir de uma perspectiva radical e inovadora.

Orelha direita: Este livro é resultado da rica crítica anticarro que atinge diversos níveis em nossa sociedade. A diversidade de idéias e ações propostas é um bom exemplo disso.

Ivan Illich, morto em dezembro de 2002, foi um dos mais destacados pensadores da segunda metade do século XX e desenvolveu idéias originais em assuntos como desenvolvimento sustentável, saúde e pedagogia. Seu texto "Energia e Eqüidade" é um clássico sobre o assunto.


André Gorz - intelectual conhecido em todo o mundo - vive na França e tem dezesseis livros publicados, muitos deles no Brasil.


Mr. Social Control é um performer, poeta e ativista britânico muito conhecido nos meios radicais.


Ned Ludd é também o organizador do livro Urgência das Ruas - Black Block, Reclaim The Streets e os Dias de Ação Global, lançado pela Coleção Baderna.


Além desses autores, o livro apresenta textos de grupos, indivíduos e publicações radicais, que se opõe à cultura do carro e todos os seus prejuízos.

2 comentários: